Prevenção é a melhor arma de combate e a população deve redobrar a atenção

16-12-2010 12:25

 Em 19 bairros das zonas Norte, Sul e Leste de Teresina, além das comunidades das regiões do Novo Horizonte e Beira Rio, zona Sudeste, acontecem mutirões de limpeza contra a dengue, realizado pela Prefeitura de Teresina. As atividades são coordenadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU's).


O presidente da FMS, Pedro Leopoldino, pede que a população participe ativamente dessa iniciativa, principalmente porque a maioria dos focos do inseto vem sendo encontrada dentro das residências. "Os ralos dos banheiros, calhas, tampinhas de garrafas, cascas de ovos, qualquer objeto, por menor que seja e que acumule água, contribui de forma decisiva e ameaçadora para a infestação desse mosquito", alerta.

De acordo com o presidente, o Ministério da Saúde vem chamando a atenção dos estados e municípios brasileiros para uma forte epidemia de dengue que se desenha para 2011. "A prevenção é a melhor arma de combate, por isso a população deve redobrar a atenção, principalmente agora, com o início das chuvas, época propícia para a eclosão de ovos e proliferação dos insetos, como o Aedes Aegypti", alerta.

Em 2010, foram confirmados, até agora, 2.407 casos de dengue, em Teresina. Mesmo estando dentro das previsões do Serviço de Epidemiologia, a preocupação é com o aumento dos casos graves, inclusive de óbitos em relação ao ano passado. Em 2009, uma pessoa chegou a óbito por causa da doença, e em 2010, quatro pacientes morreram de dengue hemorrágica.

Para a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, a parceria da população é imprescindível para o combate ao mosquito, e os meios de comunicação, segundo ela, devem ser portadores das ações de prevenção que devem ser adotadas pela população. "Com essa parceria, não seremos derrotados por esse mosquito", defende.

As equipes de limpeza realizam mutirão no Parque Piauí, Morada do Sol, Avenida Frei Serafim, Ilhotas e comunidades do Novo Horizonte. Na segunda e terça-feira desta semana, as equipes estiveram nas comunidades do Morro da Esperança, Porenquanto e Cabral (Zona Norte); Pio XII e Lourival Parente (Zona Sul); Jockey Clube e São Cristóvão (Zona Leste) e a região do Novo Horizonte (Zona Sudeste).

A FMS mobiliza as comunidades de acordo com o calendário de mutirão fornecido pelas SDU's. Os moradores recebem visitas das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de endemias, que distribuem panfletos educativos, sacos de lixo e orientam as famílias sobre o tipo de detrito que deve ser acondicionado, com destaque para os objetos que acumulam água e que podem se transformar em potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. 

Crie o seu site grátis Webnode